Quem somos

Viver em completa harmonia pessoal e universal. Este é o propósito da Editora Gaia. Nossos livros celebram a visão de Gaia, a Terra como organismo dinâmico, que vive e pulsa. Assim, o catálogo da editora auxilia os leitores na busca pelo equilíbrio e por uma vida natural e saudável.

Sempre nos perguntam sobre o significado de Gaia; portanto, eis uma sucinta explicação sobre o nome da editora, inspirado no nome pelo qual os gregos chamavam a deusa Terra. A moderna teoria de Gaia se baseia no trabalho pioneiro dos cientistas James Lovelock e Lynn Margulis: a biosfera como um “superorganismo”, um sistema fisiológico. Segundo essa teoria, a Terra e a mitológica Gaia são reguladas por um processo evolucionário que funciona ao mesmo tempo como a origem e o sustento da vida, mas que é impiedoso com as transgressões ambientais.

Em outras palavras, a vida de Gaia e suas espécies são interdependentes. Ao poluirmos nosso planeta, poluímos a nós mesmos; ao cuidarmos de nós, cuidamos de nosso planeta. Essa filosofia busca um equilíbrio saudável e dinâmico entre a Terra e os homens, levando em consideração a individualidade, a vida em sociedade e os empreendimentos de todos.

Dessa forma, o catálogo da Editora Gaia atinge uma ampla gama de temas, como desenvolvimento humano, educação ambiental, esporte e aventura, fotografia, gastronomia, saúde e alimentação, além de uma produção de obras especialíssimas voltadas para crianças e jovens.