Visão de Gaia - Editora Gaia

Visão de Gaia

Gaia é o nome que os gregos deram à deusa Terra. A moderna teoria de Gaia é fundamentada no trabalho pioneiro dos cientistas James Lovelock e Lynn Margulis. Eles consideraram a superfície da Terra e a biosfera um sistema fisiológico, um “superorganismo”. Segundo essa teoria, a Terra e a mitológica Gaia são reguladas por um processo evolucionário que ao mesmo tempo funciona como a origem e o sustento da vida, tornando-se impiedoso com as transgressões ambientais.

Na realidade, a teoria de Gaia afirma que a vida de cada um de nós, assim como a de toda Gaia e cada uma de suas espécies, são interdependentes. Ao poluirmos nosso planeta, estamos poluindo a nós mesmos; ao cuidarmos de nós mesmos, estamos cuidando de nosso planeta. Enfim, a filosofia de Gaia procura um saudável e dinâmico equilíbrio entre a Terra e seus habitantes, levando em consideração a individualidade de cada um.

Essa é a principal proposta da Editora Gaia: divulgar e celebrar a “visão de Gaia” que é facilitar o respeito do homem em sua interação com a Terra.